Menu Fechar

  

Durante a semana de 17 a 21 de março, na escola 2.3 dr. José dos Santos Bessa da Carapinheira, decorreu a Semana sem Telemóveis, organizada pela equipa dos professores do Projeto DAC do 9º ano e de outros professores com a colaboração dos respetivos alunos.

       A iniciativa teve como principal objetivo promover a interação social entre os discentes durante os intervalos, de forma a reduzir a dependência da tecnologia e melhorar a concentração nas aulas. Na escola, os alunos passam demasiado tempo isolados na “companhia” dos seus telemóveis e os pais não têm a noção da falta de socialização.

       O uso excessivo de telemóveis ou tablets provoca também inércia e até aversão a algumas disciplinas, como por exemplo, a Educação Física, que se tornou numa disciplina problemática para alguns alunos, quando era uma das preferidas. Atualmente, os jovens e as crianças passam mais tempo a viver o corpo, na ponta dos dedos, do que a mexê-lo, na sua totalidade, e isso tem consequências que se estendem para lá do aumento do sedentarismo e da obesidade infantil. Porém, a vivência ativa, nos recreios, favorece a capacidade de concentração dentro da sala de aula. Brincar, na escola, na comunidade e na família é essencial para a construção emocional, cognitiva, motora e social. A utilização excessiva das redes sociais pode afetar, negativamente, o desempenho escolar. Além disso, reduz, sem dúvida, o tempo nas atividades produtivas – o estudo, a leitura e o exercício físico, interferindo na aquisição do conhecimento e da aprendizagem.

       O principal objetivo do Projeto “Há Mais Vida Para Além do Telemóvel” é alertar todos os alunos da escola para os malefícios do uso excessivo das tecnologias. Assim, com o apoio dos respetivos diretores de turma e dos pais / encarregados de educação, os alunos do 2º e 3ºciclos, na sua maioria, responderam a um questionário online, baseado na utilização dos telemóveis.

       Com o apoio dos docentes de Educação Visual e Tecnológica foram elaborados pelos alunos do 9ºano diversos cartazes informativos e apelativos, distribuídos pela escola, de forma a envolver um maior número de participantes na Semana sem Telemóveis. Outros docentes da equipa dos DAC orientaram os alunos na recolha de Jogos Tradicionais, desenhados e pintados no recreio da escola e outros distribuídos no Polivalente, proporcionando, assim, um maior convívio entre os alunos da escola. Muitos estudantes, curiosos com alguns jogos, observavam, mas rapidamente descobriam formas de ocupar o tempo ou com conversas presenciais ou com os jogos tradicionais. Alunos, professores e assistentes operacionais, em conjunto, mostraram que a comunidade escolar apoiou este desafio, atendendo à grande importância para o equilíbrio digital, afirmando que poderá tornar-se uma prática regular na escola.

Equipa Pedagógica DAC 9ºano – E B 2 3 Carapinheira

Please follow and like us:
Pin Share
Publicado emAgrupamento, Alunos, Ano Letivo 2024-2025, Escola Carapinheira

Deixe um comentário

%d bloggers like this: