Menu Fechar

               No dia 25 de fevereiro, tivemos o privilégio de receber na Escola Básica e Secundária de Montemor o atleta Jorge Pina para uma palestra que se revelou um momento de partilha sobre uma vida de vitórias desportivas, mas acima de tudo de luta perante as adversidades.

Em 2004, durante um treino de preparação para o campeonato do mundo, Jorge Pina ficou cego do olho esquerdo e com 90% de cegueira no olho direito. Esta adversidade obrigou-o a deixar o Boxe e a reformular a sua vida. Quando os médicos lhe deram a notícia, perguntou, “Posso correr?”, e começou a treinar. Participou nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008, nos de Londres em 2012, e ainda nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

No entanto, Jorge Pina fez questão de se manter ligado ao boxe através do ensino desta modalidade desportiva, trabalhando como personal trainer. Fundou em 2011 a Associação Jorge Pina, onde aplica o seu conhecimento e entusiasmo pela vida junto de jovens que, tal como ele o fez, se querem superar, com atividades em formação desportiva, também direcionadas para crianças e jovens com necessidades de saúde especiais.

A atividade foi desenvolvida pelo Departamento de Educação Especial, tendo participado presencialmente alunos do ensino secundário. Através das suas palavras e do diálogo próximo com os alunos, reconhecemos um ser humano de exceção, cuja capacidade de superação é sem dúvida um exemplo para todos nós.

      Comprometidos e envolvidos na construção de uma escola cada vez mais inclusiva, o Departamento de Educação Especial continua a acreditar na importância destes momentos para a aprendizagem dos nossos alunos. São exemplos como os do atleta Jorge Pina que nos fazem continuar a acreditar que é possível ambicionar e sonhar com um mundo melhor onde todos sejam reconhecidos pelo seu esforço.

          Uma palavra de agradecimento também para o docente António Cordeiro pelo seu contributo na concretização desta atividade, bem como à Direção do Agrupamento.

Dantes é que eu era cego, agora é que eu vejo. Deus tirou-me de um caminho para me colocar noutro melhor.” Jorge Pina

Departamento de Educação Especial

Please follow and like us:
Pin Share
Publicado emAgrupamento, Alunos, Ano Letivo 2024-2025, Educação Especial, EMAEI, Mundo que nos rodeia

Deixe um comentário

%d bloggers like this: