No dia 16 de dezembro, pelas quinze horas, realizou-se um simulacro para testar os procedimentos a adotar perante uma situação de incêndio.
Em função da ocorrência, e como forma de prevenção, foi necessário evacuar imediatamente todos os edifícios/blocos e alertar as entidades para o combate a incêndio, prestação de socorro e transporte de vítimas, tendo sido acionado o Plano de Emergência pelo Delegado de Segurança.
Deu-se assim início ao conjunto de procedimentos com vista à salvaguarda da segurança de todos os utilizadores das instalações escolares.
Assistentes operacionais, alunos e professores cumpriram de imediato as instruções previstas no Plano de Segurança da Escola.
Decorridos três minutos e cinquenta e cinco segundos, após o acionar do alarme toda a comunidade educativa da escola estava concentrada no Ponto de Reunião.
Trinta e sete minutos após ter soado o alarme foi dado por terminado o exercício e solicitado que todas as atividades regressassem à normalidade.
De referir que durante o simulacro estiveram estrategicamente distribuídas equipas de observadores (da Proteção Civil Municipal) de forma a serem efetuados registos dos acontecimentos.
Após o simulacro houve um briefing final que contou com a presença dos elementos da Proteção Civil e as entidades externas intervenientes (Bombeiros Municipais de Montemor e GNR) de forma a serem discutidas e sinalizadas algumas não conformidades e a apresentarem propostas de melhoria.
Professores Paulo Góis e Pedro Pires
Subdelegado e Delegado de Segurança da EB 2 3 da Carapinheira