Integrado no tema Instituições e Participação Democrática – “A Riqueza do Património Local”, planificado para, o 3º período letivo, a turma do 4º F sob orientação da docente titular, Fátima Dias foi conhecer uma das grandes riquezas do património local : a agricultura no Baixo Mondego. Com destaque especial a agricultura intensiva do milho e do arroz, que constitui uma fonte de rendimento considerável para a região.
Esta temática interessou os alunos e foi pretexto para lembrarem o arroz doce que quase todos se lambem só de ouvir falar do nome.
Mas como nem só esta sobremesa faz os apreciadores de arroz; a professora desafiou a turma a identificar as confecções de arroz que mais gostam ou que conhecem. Desafio aceite e no âmbito dos DAC, os alunos puseram mãos à obra, perguntaram em casa, perguntaram aos vizinhos, com fama de bons cozinheiros e perguntaram ao Dr.º Google, que o mesmo é dizer que pesquisaram na Internet. E o resultado foi uma coletânea de receitas, cujo principal ingrediente era mesmo o arroz e as suas várias confeções.
E com todo este material recolhido foi possível elaborar uma pequena brochura, com que presentearam os respetivos encarregados de educação, no dia de encerramento das atividades escolares.
O “livrinho” está aqui, podem folhear e bom apetite
Uma compilação da autoria dos alunos do 4o F
Supervisionada pela docente titular Fátima Dias