Integrado nos conteúdos disciplinares de Cidadania e Desenvolvimento, no tema Educação para a Saúde, os alunos do 9º B refletiram sobre assuntos relativos à Saúde Mental. E, junto da comunidade educativa, pretenderam passar a mensagem, que a saúde mental é um estado de bem-estar. Que nos permite sentirmo-nos bem connosco próprios e na relação com os outros.
E para mostrarem que estão a cuidar da sua saúde mental, quiseram “tirar o chapéu” por tudo o que aprenderam e que estão a implementar para fazerem jus à máxima “Mente sã em corpo são”. Saber lidar de forma positiva com as adversidades e com competências para enfrentar o futuro com confiança e sem medos.
Neste sentido, integrando as atividades natalícias, a turma produziu vistosos chapéus de natal que partilharam com a comunidade educativa, em particular com os colegas do ensino pré- escolar e do 1º ano do 1ºCEB. Apresentados num desfile interativo e muito animado ao som das conhecidas músicas de natal.
Para terminar o desfile distribuíram mini cartazes com algumas dicas para quem quer zelar pelo seu bem-estar emocional, onde se salientava: a importância do sono, do exercício físico, da alimentação saudável, da conviabilidade e do reforço dos laços afetivos. Bem como propostas de incentivo e reforço de autoestima: “acredite e goste de si”, “aceite os outros como eles são”, “descanse”, “conheça os seus limites, super-heróis/heroínas, só existem na ficção” e “acredite que o pedido de ajuda é um ato de coragem e de força de vontade, nada que envergonhe ou inferiorize quem o faz”.
Uma atividade original, do agrado geral que aliou o aspeto lúdico ao pedagógico, pela partilha de aprendizagens e pela sensibilização e divulgação de uma temática tão atual e pertinente.