Integrado no PAA do DCSH o grupo disciplinar de História dinamizou mais uma data com História.
Como forma de assinalar a quadra natalícia os docentes pretenderam que os alunos recordassem tradições de outros tempos. Para tal, na EBI de Pereira, recolheram-se postais de Natal, junto de amigos, familiares, vizinhos, antiquários e a pesquisa foi profícua.
Encontraram postais de natal, enviados de várias procedências e com várias datas. Com tão espólio conseguido, organizaram uma exposição de postais de Natal que denominaram, “O postal de Natal ao longo da História” e que se encontra no átrio principal da escola.
Este trabalho teve como objetivo estimular os discentes para a pesquisa e a recolha de materiais, promover o gosto pela disciplina de História e reforçar a identidade cultural e histórica, desenvolver o sentido estético e técnico. Também se procurou apresentar uma pequena mostra da História do postal de Natal e dos testemunhos deixados ao longo do tempo, cuja tradição do envio de postais para desejar a amigos votos de um Feliz Natal remonta ao séc. XIX, na Inglaterra.
A História acompanhou a moda. Cada postal estampou e imprimiu uma época: Cores, motivos, materiais, recursos técnicos. Os mesmos votos permaneceram ao longo dos tempos.
A História mostra que as tradições nascem, evoluem, adaptam-se e podem desaparecer, dando lugar a outras. Isto é a História.
O postal de Natal, escrito em papel e enviado pelo correio já foi protagonista.
Agora está a adaptar-se aos novos tempos.
Não está em vias de extinção. Ficou para a História, fez História e deixou o seu testemunho.
E com mais um postal de Natal o Departamento de Ciências Sociais e Humanas- História deseja a toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho um Feliz Natal e um próspero Ano Novo-2024.
Se em Roma sê romano e se os postais de natal em papel enviados pelos CTT estão a passar de moda, usa os meios digitais.
O importante é que nunca se esqueça os amigos.