A instalação de LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário deverá contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem.
Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
Composição do Laboratórios de Educação Digital do Tipo 2 no AEMOV
Os Laboratórios de Educação Digital do Tipo 2 (LED 2) são constituídos pelas seguintes áreas:
a Área Comum, a Área da Programação e Robótica e a Área Artes e Multimédia.
Exemplos de utilização:
ElecTrICidade | Otimização da utilização da água numa estufa | Otimização da utilização da água numa estufa |
Pretende-se que os alunos planifiquem e montem circuitos elétricos, associando recetores em série e em paralelo, a partir da manipulação de vários componentes eletrónicos. | Pretende-se que os alunos criem um ecossistema que possa ser controlado automaticamente por um Arduino ou Raspberry Pi, um conjunto de sensores e motores de forma a reduzir os gastos de água. | Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher. Os alunos criam e respondem a várias questões sobre «Vetores, translações e isometrias» com apoio da manipulação das figuras 3D. |
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