Novembro foi o começo. Na fase do recenseamento, cada aluno do 3.º ciclo apresentou o seu candidato a “livro mais fixe”, preenchendo o respetivo formulário e iniciando, assim, a nossa participação na iniciativa “Miúdos a votos!”, levada a cabo pela revista Visão Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares que, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, Comissão Nacional de Eleições, Rádio Miúdos, Pordata e Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, “organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.”
Fevereiro, mês amigo dos livros. A campanha começou com a elaboração e a afixação, em espaços comuns e de convívio, de cartazes de apelo ao voto, cartazes esses que embelezaram as escolas, fazendo dos livros companheiros de recreio e tópico de conversa.
Março, mês da poesia e da leitura. No dia 3, os alunos protagonizaram uma verdadeira campanha eleitoral correndo as salas para apresentar e defender os seus livros preferidos. O dia de reflexão cumpriu-se no dia 6, mas logo no dia 7 – que alegria! – o átrio voltou a ser o palco da democracia e eis que, durante os intervalos, os alunos fizeram fila para exercer o seu direito de voto!
Em Pereira, alunos do 7.º ano compuseram a mesa eleitoral, devidamente identificados e acompanhados pelas docentes Joana Santos e Marta Paiva, professoras de Português. Na Carapinheira, esta tarefa foi da responsabilidade das alunas do 9.ºA. No final do dia, recolheram-se as urnas e efetuou-se a contagem dos votos: 121 em Pereira e 93 na Carapinheira, onde a abstenção foi mais elevada devido à ausência de duas turmas que se encontravam em visita de estudo (ainda que se tivesse implementado o sistema do voto antecipado!). Quanto aos vencedores, na EBI de Pereira, eles foram O Diário de um Banana (30 votos), Harry Potter e a Pedra Filosofal (19 votos) e Heartstopper (18 votos), e na EB 2,3 Dr. Santos Bessa venceram estas eleições os livros Ulisses (36 votos), Heartstopper (17 votos) e Diário de Anne Frank (9 votos)
A promoção da leitura e da cidadania pautaram todo o processo que se pretende idêntico ao das eleições políticas, de modo a que os alunos compreendam como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Da reflexão realizada a posteriori, destacou-se o entusiasmo com que eles aderiram à iniciativa e o desejo de que o próximo ano letivo chegue depressa para que novas ideias sejam postas em prática ao serviço do prazer e da divulgação da leitura!
Professores responsáveis Joana Santos e Marta Paiva