Entre os dias 22 a 26 de março e 27 a 30 de março, dois grupos de alunos dos 8.º e 9.º anos de todas as escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho partiram numa visita de estudo rumo à capital do Reino Unido.
Pretendeu-se, com esta visita, proporcionar novas experiências aos alunos, promovendo o conhecimento de realidades sociais e culturais diferentes das suas, contribuindo, não só para a consolidação de aprendizagens no âmbito específico da língua inglesa – exercitando a comunicação oral em contextos reais – bem como para construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores tais como o respeito pelo outro, responsabilidade e cooperação.
Alunos e professores tiveram a oportunidade de conviver de perto com aspetos da vida quotidiana britânica e de explorar locais emblemáticos da cidade de Londres, uma capital onde passado, presente, história e tradição se misturam de forma cativante. Para muitos, foi também o seu batismo de voo e até a sua estreia no famoso metropolitano conhecido pela alcunha de The Tube.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar museus como o Natural History Museum, o Science Museum, o British Museum, o Madame Tussaud’s, a galeria de arte Tate Modern, monumentos como as Houses of Parliament com o seu Big Ben, a Tower of London, a Tower Bridge, o Buckingham Palace, apreciar os diversos memoriais espalhados pela cidade, entre os quais Nelson’s column em Trafalgar Square ou a St Paul’s Cathedral. Os parques reais também não foram esquecidos – Green Park, St James’ e Regent’s Park brindaram-nos com a sua beleza primaveril. O eclético bairro de Camden Town e o mercado citadino de Covent Garden bem como a área de Piccadilly Circus fizeram as delícias dos alunos com lojas como o Hard Rock Café, a Lego Store e a M&Ms store.

O passeio na London Eye foi um dos momentos mais aguardados da visita. Os alunos experienciaram vistas panorâmicas da cidade a 360º na icónica London Eye, a maior roda-gigante europeia, com cento e trinta e cinco metros de altura. Inaugurada na passagem de ano de 1999 para 2000 para assinalar o novo milénio, a também conhecida Millenium Wheel, ofereceu um olhar panorâmico impressionante da cidade.

O entusiasmo superou o cansaço, as longas, e por vezes penosas caminhadas. Foi, sem dúvida, uma viagem inesquecível para todos, não só pelas aprendizagens mas também pelo convívio. A visita de estudo terminou, mas Londres ocupa, agora, um lugar especial em cada um de nós!

Para concluir, relembremos Samuel Johnson, que, em 1777, respondia ao seu amigo e biógrafo
“Why, Sir, you find no man, at all intellectual, who is willing to leave London.
No, Sir, when a man is tired of London, he is tired of life; for there is in London all that life can afford.“