Hoje em dia, é difícil, para nós, jovens, imaginar a nossa vida sem telemóvel. Estamos sempre ligados a ele, a ver vídeos ou a enviar mensagens, enfim, a fazer “coisas que precisamos”. No entanto, a Semana sem Telemóvel na EB 2,3 Dr. Santos Bessa fez-nos perceber o quanto é que as nossas vidas dependem deste dispositivo e que há muito mais vida para viver fora dos ecrãs.
Por um lado, senti que voltei a ser o que era antes de ter um telemóvel uma vez que conversei mais com os meus amigos, sem distrações, e até prestei mais atenção nas aulas. Sem o telemóvel, consegui focar-me melhor nas atividades que fazia e aproveitei também melhor os momentos livres. Foi como voltar atrás no tempo e perceber que a vida não depende de um ecrã!
Além disso, esta semana possibilitou-nos relembrar brincadeiras que já não fazíamos há muito tempo. No intervalo, em vez de ficarmos agarrados ao telemóvel, jogámos à macaca, ao mata e até controlámos pneus com um pau e, especialmente, conversámos mais uns com os outros, o que, para mim, foi o mais importante. Foi bom recordar como nos divertíamos antes de nem sequer saber o que era um telemóvel. Percebi que brincar lá fora e conviver com os amigos é muito mais divertido do que passar horas a olhar para o telemóvel.
Concluindo, esta experiência foi muito importante para toda a escola. Mostrou-nos que conseguimos viver sem aquela máquina e que a vida é melhor quando não estamos constantemente ligados a um ecrã. Talvez não seja preciso deixar o telemóvel para sempre, mas penso que podemos tentar usá-lo menos e aproveitar mais os momentos com as pessoas que estão à nossa volta.
João Costa, 8.ºA


