No dia 3 de maio, em Tábua, decorreu o XIV Encontro Interescolas da Diocese de Coimbra, que contou com a participação de 124 alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos da Escola Básica de Arazede e 7.º e 8.º anos da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho. matriculados em EMRC e acompanhados pelos professores João Cruz, Fernando Torres e pelas professoras Aurora Martelo, Marisa Almeida, Ana Ludovina, Isabel Quaresma, Ivone Melício, Rosa Freire, Teresa Sá e Maria João Louro.
Esta atividade foi uma iniciativa do Secretariado Diocesano de EMRC de Coimbra, este ano subordinada ao tema “A Liberdade e o respeito pelo outro…”, que desta forma procurou proporcionar um espaço de conhecimento e de convívio aos alunos matriculados em EMRC. O encontro contou com a presença de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que dirigiu umas breves palavras aos alunos, elogiando-os pela sua participação e incentivando-os a serem “bons alunos, bons cidadãos e melhores cristãos” pois “só deste modo se constrói um mundo melhor, mais fraterno e mais livre”.
Os alunos realizaram várias atividades: jogos tradicionais, brincaram em insufláveis, dançaram e tiveram a oportunidade de visionar vídeos sobre a Liberdade, no centro Cultural de Tábua. Realizaram ainda um Peddy Paper pelas ruas da vila de Tábua, que os levou a conhecer a localidade e a vida de figuras marcantes da história relacionadas com a Liberdade, como D. António Ferreira Gomes, Mário Soares, Lurdes Pintassilgo, Nelson Mandela, o padre Maximiliano Kolbe, Aristides de Sousa Mendes e muitos outros.
Os alunos dos vários agrupamentos procederam à recolha de bens escolares e alimentares que foram entregues ao Centro de Acolhimento Temporário de Menores, em Tábua.
A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica procura ser um contributo importante para a formação integral dos alunos, abrangendo a dimensão moral, ética, social, afetiva e religiosa, sendo uma disciplina escolar e não poder, de forma alguma, confundir-se com a catequese. Nesse sentido, utiliza os métodos e a linguagem própria do contexto escolar, é chamada a contribuir nesse meio para um diálogo com a cultura e com outros saberes, tendo sempre como substrato a mensagem e os valores de matriz cristã que estão enraizados na tradição cultural portuguesa.