Desta varanda, quero anunciar
Porque há datas com História e datas que ficaram para a História tal é a sua importância, quiserem os professores da área disciplinar de História e Geografia de Portugal evocar aquela manhã de 5 de outubro de 1910 que culminou com o fim da Monarquia Constitucional e a proclamação de um novo regime político, a República.
A Comunidade Educativa recuou no tempo 113 anos,
Os alunos imaginaram que faziam parte da multidão lisboeta que em frente da Câmara Municipal de Lisboa, ouviu e aplaudiu com entusiasmo o discurso do republicano José Relvas que confirmava a derrota da Monarquia e a vitória dos ideais e promessas republicanas.

E foi assim que tudo aconteceu. A varanda da Câmara de Lisboa transformou-se nas janelas da sala 8, da EBI de Pereira e os oradores republicanos que coadjuvaram José Relvas- Gustavo, Martim, Nuno e Rodrigo e demais líderes também eles na varanda, isto é na janela: Bruno, Lourenço e Santiago, todos alunos do 8º A, que se apresentaram a rigor para a cerimónia: imponentes bigodes, chapéu e o respetivo fatinho…

Para além de evocarem a importância dos ideias e conquistas republicanas quiserem mostrar a toda a comunidade que a República é de todos, que todos somos responsáveis pelos seus êxitos ou pelos seus fracassos. E que ninguém deve ser excluído da tarefa de construir e manter vivia a Democracia, a começar pela ESCOLA.

Viva Portugal
Viva a República
Assim como a Democracia precisa de todos, também o êxito das atividades estão dependentes do empenho e colaboração de todos.
Para os alunos que participaram diretamente, para os professores que dinamizaram e colaboraram, para os assistentes operacionais, pelo seu apoio e para toda a comunidade educativa, que se disponibilizou e assistiu à atividade, aqui deixamos o nosso agradecimento.
Viva o Agrupamento de Escolas de Montemor
Viva a comunidade educativa da EBI de Pereira
E se há datas que datas que devem constar do calendário dos factos importantes também não se esqueceu a assinatura do Tratado de Zamora que também a 5 de outubro de 1143, comemora este ano 880 anos porque “Quem não sabe esta data não é bom português”, pois ela assinala o reconhecimento por D. Afonso VII a Afonso Henriques, como primeiro rei de Portugal- e como tal independente de Castela.