Todos somos peças essenciais: professores, alunos, assistentes operacionais, família, para construirmos uma escola de sucesso. Onde todos se sentem felizes e onde aprender e ensinar se torna um prazer.
Assim,” Todos somos peças essenciais” e “Uma escola que ensina a voar“ foram os temas aglutinadores das atividades de receção e de acolhimento ao novo ano letivo e à respectiva comunidade educativa. Preparadas por docentes e assistentes operacionais e alunos.
Para o efeito, o átrio principal da escola foi decorado a preceito, cujas mensagens expostas foram continuadas nas aulas de Formação Pessoal e Social e Cidadania e Desenvolvimento, constituindo deste modo mais um momento de reflexão.
“Peças essenciais” somos todos nós, mas a pensar nos alunos que vão subir o primeiro degrau da sua escolaridade, no átrio, rodopiaram multicoloridos cataventos. Se o catavento precisa da força do vento, também estas crianças que estão com muita vontade de voar, precisam de um pequeno empurrãozinho. E nada melhor que a Escola para dar este sopro de vitalidade.
Toda a comunidade educativa quis dar uma ajuda ao voo dos mais pequenos. Como forma de acolhimento/integração ao novo ano letivo, foram surpreendidos, no recinto exterior, com uma atividade gímnica, dinamizada pelos alunos que frequentam o Desporto Escolar orientados pela respetivos docentes e os alunos do 9.º ano-finalistas – surpreenderam os colegas com a oferta de um catavento.
Efetivamente, todos somos peças essenciais para podermos voar e ajudar os outros a voar.