Integrado nos conteúdos programáticos de História- 9º ano e de Cidadania e Desenvolvimento-7ºano. Os alunos surpreenderam, em contexto de sala de aula, os colegas do 1º CEB, com uma sensibilização para o significado da comemoração do Dia Mundial da Mulher, invocada a 8 de março. De modo interativo e entusiástico pode-se concluir pela participação assertiva dos alunos, que estamos a caminhar no sentido da efetiva igualdade de género. Pois, apesar de naturalmente haver diferenças entre os sexos; compreenderam que todos devemos ter as mesmas oportunidades e sem discriminação ou intolerância para realizarmos os nossos gostos e competências.
No entanto, constataram que ainda existem muitas mulheres, pelo facto de serem mulheres, serem tratadas de modo discriminatório. A quem lhes são negados muitos direitos, entre eles o direito de frequentar a escola, obter qualificações académicas e o direito à própria sociabilidade.
Os alunos do 9ºB, Filipa, Gabriel M. e Rodrigo, entre outros, assumiram o protagonismo, lideraram a sala de aula e apresentaram uma verdadeira aula de História. Contextualizaram o papel da mulher ao longo do tempo e nas várias culturas, desde a mulher ateniense à mulher islâmica. O quanto os seus direitos atuais foram conseguidos à custa das suas reivindicações e que muitas delas tiveram de pagar um preço muito elevado: no limite a própria vida. E que esta data é também um reconhecimento pela ação das mulheres que, dão a cara para que a igualdade de género seja um direito efetivo.
Concluíram também que o dia 8 de março é apenas a data oficial da comemoração, mas que todos os dias, como se de uma rotina se tratasse, sem caráter esporádico ou excecional se deve respeitar, apoiar e reconhecer o trabalho das mulheres.
E apesar de caminharmos no sentido de se garantir a igualdade de género ainda nos espera uma longa caminhada, para que as mulheres usufruam efetivamente de igualdade de oportunidades entre os dois sexos, seja na sociedade, em casa ou no trabalho.