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Encenação da obra de Platão – “Apologia de Sócrates” (16 de novembro – Pavilhão Multiusos da Escola Sede)

Face à crescente necessidade de a humanidade refletir sobre a turbulência dos acontecimentos atuais, a UNESCO instituiu em 2002 o “Dia Mundial da Filosofia”, procurando deste modo não só fomentar o pensamento crítico, criativo e independente, mas contribuir também ativamente para uma cultura de tolerância e paz. Desde então, a referida data é assinalada mundialmente na terceira quinta-feira do mês de novembro, ocorrendo no presente ano no dia 17 do referido mês.

No sentido de responder cabalmente à suprarreferida necessidade, os docentes de Filosofia contactaram a companhia de teatro vilacondense LFA, Lafontana – Formas Animadas, proporcionando às turmas do 10º Ano do Ensino Regular e 11º e 12º Anos do Ensino Profissional – através da encenação da obra de Platão, “Apologia de Sócrates” – uma atividade multifacetada e enriquecedora fora do contexto da sala de aula, alicerçada em três grandes momentos complementares, a saber:

  • introdução com uma breve palestra sobre os episódios históricos, políticos e sociais da época em que decorre a narrativa;
  • apresentação da versão teatral da “Apologia de Sócrates”;
  • interação entre o ator e os alunos, proporcionando um debate sobre a dramaturgia e o contexto do filósofo grego, aprendendo com a intemporalidade da obra e o exemplo da vida e morte de Sócrates.

Com esta atividade os docentes de Filosofia pretenderam que os alunos:

  • desenvolvessem uma melhor compreensão do papel de Sócrates na construção do pensamento ocidental, em defesa da virtude, na busca da verdade e na instauração de um pensamento livre, autónomo e crítico;
  • refletissem criticamente acerca dos conceitos de tolerância e intolerância em estreita articulação com acontecimentos históricos e sociais significativos;
  • contactassem com alguns momentos históricos decisivos para a construção ético-política da sociedade ocidental;
  • adequassem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração, respeitando os outros e cumprindo regras de interação social.

Através desta encenação alunos e professores tiveram, pois, a oportunidade de revisitar Sócrates, um dos maiores marcos da Filosofia e simultaneamente aprender com o seu extraordinário legado e exemplo na defesa da virtude, busca da verdade e livre pensamento, projetando para o futuro conceitos que estão na base da nossa civilização ocidental.

No término da atividade os docentes congratulam-se com a ampla recetividade que a mesma suscitou, agradecendo o contributo positivo de todos os envolvidos (Direção, professores, funcionários e alunos) na sua concretização.

Coordenador do Grupo Disciplinar de Filosofia

Prof. José Manuel Gonçalves Cardoso

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Publicado emEscola Montemor

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