Dando continuidade à planificação referente ao tema “Alimentação Saudável- Alimentação em Contexto Escolar” inserida nos conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 9ºA quis mostrar à comunidade educativa que é possível manter a tradição, mas adaptada aos novos tempos à educação alimentar e alteração e à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
Sem querem deixar de assinalar a comemoração do Halloween e a importação de comportamentos vindos da Inglaterra e da América; deixaram as travessuras e retiraram as doçuras. E deste modo dinamizaram a atividade “Travessuras sem doçuras”.
Inspirados na temática conseguiram elaborar um menu horrorosamente saudável, preparado com os melhores ingredientes e as melhores confeções gastronómicas. Onde não faltaram os dedos de azeite da bruxa, as lagartas verdes de uvas, vassouras voadoras de queijo, as sandes do outro mundo, a caldeirada de arranhas e morcegos com queijo creme e azeitonas, os fantasminhas caçados, de banana, o sangue de vampiro de romã, as mãos fantasmagóricas de pipocas com canela, entre outros pitéus.
Iguarias assustadoras que fizeram as delícias dos comensais que tiveram a coragem de as provar.
E muito bem lhes souberam e como puderam confirmar a doçuras não lhes fez falta nenhuma.
E assim se prova que, não é necessário o doce, o salgado, o processado, o gorduroso para se fazer a festa ou cantar os parabéns. Há sempre alternativas muito mais saudáveis e que a nossa saúde e bem-estar agradece.
Os hábitos alimentares também se educam é preciso apenas sabermos passar a mensagem e a informação.