Menu Fechar

A Saúde Mental é celebrada anualmente no dia 10 de outubro, a nível mundial, no intuito de sensibilizar para a importância do acesso generalizado aos cuidados de saúde mental e de desmistificar algumas das crenças associadas às doenças do foro mental.

A criação deste dia foi da iniciativa da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), tendo sido celebrado, pela primeira vez, no ano de 1992. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde reconhece e assinala também este dia. A cor verde foi a eleita.

Conscientes da importância de promover a reflexão sobre o valor da saúde mental e a adoção de atitudes funcionais perante as questões que se lhe associam, os Serviços de Psicologia e Orientação/PIICIE do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho apresentam à comunidade educativa um conjunto de atividades neste dia.

Se é certo que a saúde há muito tempo vem incluindo a preocupação com o bem-estar psicológico, mais do que nunca, multiplicam-se as abordagens às problemáticas associadas à saúde mental em vários contextos, reconhecendo-se a importância das intervenções de caráter preventivo e remediativo. Mais do que isso, cada vez mais se percebe que a produtividade e o sucesso das organizações muito dependem desse bem-estar.

Tendo em conta o referencial de Educação para a Saúde da Direção-Geral da Educação (DGE) e as diretrizes da Direção Geral da Saúde e da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a promoção do bem-estar mental e do sucesso educativo em contexto escolar deve decorrer através de uma abordagem compreensiva e holística, fundamentada em evidências científicas.

A comunidade educativa deseja e merece ambientes seguros e de suporte, respeitando os princípios da confidencialidade, de modo que se sinta confiante para discutir e solicitar apoio face às necessidades sentidas. Longe vai a mera satisfação com os resultados académicos, porque se percebe que o sucesso passa também pelo desenvolvimento de outras competências, de nível socioemocional, comportamental, motivacional e cívico.

A promoção da saúde mental, à luz da evidência científica atual, surge como uma das áreas prioritárias de intervenção em meio escolar, pelos ganhos no desenvolvimento de cognições e atitudes funcionais sobre o tema, na redução do risco de doença mental, na promoção do sucesso escolar e na criação de bons ambientes de trabalho.

A campanha “Não Faz Mal Não Estar Bem”, inscreve-se nesta preocupação em favorecer o desenvolvimento global da personalidade e desmistificar as crenças de que todos temos de estar sempre bem, correndo-se o risco de estigmatizar quem não se encaixa neste estereótipo e inibir a procura de ajuda!

Serviços de Psicologia e Orientação/PIICIE

Ana Sofia Pimentel, Anabela Mendes e Gabriela Freitas – SPO
Liliana Silva – PIICIE

Please follow and like us:
Pin Share
Publicado emServiços de Psicologia
%d bloggers like this: