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Inícios e Recomeços: Bem-vindos ao Ano Letivo – 2022/2023!

E eis-nos de volta à escola…

As férias passam depressa, segundo dizem…

Temos de concordar que já tínhamos algumas saudades da escola!

Depois de três anos muito conturbados, que ficarão para sempre na memória de quem os viveu, estamos a iniciar um novo ano letivo.

Não conseguimos prever o que vai acontecer, mas queremos acreditar que vamos retomar a “normalidade”: que já não vamos voltar a precisar de nos fecharmos em casa, que vamos voltar a poder olhar para as caras destapadas e sorrisos uns dos outros, que vamos voltar a abraçar e beijar com naturalidade, aqueles que nos são queridos.

Gradualmente, vamos reintroduzindo essa “normalidade”, sem abandonar definitivamente algumas precauções, para nosso bem, para o bem de todos.

Começar o ano letivo de forma positiva pode constituir-se como um bom prenúncio para o resto do ano. Está comprovado que crianças/jovens tranquilos e seguros, têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas a nível escolar.

Preparar o ano letivo não é só comprar novos cadernos, canetas, mochilas… enfim! Apesar de toda esta panóplia de coisas a que já nos habituámos, deixamos aqui algumas ideias/dicas, conselhos e sugestões: 

Ser criativo e trazer alguma inovação!

Nunca é demais relembrar… A autoestima em 1° lugar!

– Colar nas canetas que vão ser utilizadas frases motivacionais…

Acredite nele/a e faça-o/a acreditar em si próprio!

Sobretudo se as nossas crianças/jovens vão integrar uma nova turma (por terem mudado de ciclo, ou mudar de escola, por exemplo) não nos podemos esquecer de as ajudar a perceber a importância das relações com os colegas e ensiná-los a procurar e a identificar pessoas capazes de lhe transmitir bons sentimentos. É crucial que beneficiem de uma boa rede de entreajuda e camaradagem na escola.

Por outro lado, se se vão manter na mesma escola ou no mesmo grupo, sensibilizá-los para estarem atentos aos colegas que chegam e que não conhecem ninguém. A atitude solidária numa situação destas pode fazer a diferença na sua integração e faz parte da sua formação para a cidadania.

Promover a autonomia das crianças/jovens!

O facto de lhes disponibilizar uma agenda para registar os seus compromissos (datas de avaliações, de entrega de trabalhos, de férias e interrupções letivas…) pode ser uma ferramenta fundamental para que aprenda a organizar o seu dia a dia sozinho. Para os que têm mais destrezas digitais, a agenda pode “existir” no telemóvel. O que é efetivamente importante, é que se habitue a registar os compromissos e a consultar estes registos.

Preparação do espaço onde vão estudar!

Procurar um local que seja silencioso, bem iluminado, arejado e em que haja espaço suficiente para ter à mão todos os materiais necessários. O acesso à internet pode ser também um recurso importante, desde que usado de forma adequada, definindo responsabilidades na sua utilização!

Não esquecer que, sobretudo nos anos mais avançados, pode ser necessário passar várias horas na atividade de estudo, pelo que é importante dar atenção a detalhes tais como: características da cadeira, da correta postura que esta proporcione e da adequada proporção entre cadeira/mesa.

A higiene de sono e alimentação!

Dormir o número de horas suficiente, em condições de ambiente adequadas e fazer uma alimentação equilibrada, quer no que toca aos alimentos em si, assim como, nos horários e número de refeições, contribui para melhorar as capacidades de concentração e de memorização implicadas no estudo.

Momentos de lazer diários!

Divertir-se com outras atividades, seja a jogar consola, ver televisão, passear com os amigos, praticar desporto, ou dedicar-se a atividades artísticas são importantes para descontrair e regressar à sala de aula, no dia seguinte, com mais ânimo e motivação. A organização de um horário semanal equilibrado permitirá integrar estes tempos sem qualquer prejuízo dos resultados escolares.

Comunicação assertiva e regular, entre pais e filhos!

Conversar com as crianças/jovens sobre o novo ano letivo, fazer um balanço do ano anterior, identificando aspetos positivos e estabelecer, em conjunto, metas/compromissos ajuda-os no desenvolvimento das competências de planificação/organização.

Procurar saber se existe algum problema ou questão que o possa deixar mais apreensivo ou nervoso, mostra-lhes que os adultos à sua volta se interessam e preocupam com ele e não desvalorizam os seus sentimentos.

Em casa, a hora do jantar é um momento privilegiado para que os pais consigam ir acompanhando o dia a dia na escola e se apercebam de eventuais problemas.

Por fim…

O regresso às aulas é para algumas crianças/jovens um momento de stress e ansiedade.

Apesar de curiosas por explorar este “mundo”, necessitam de tempo para se ajustar e, por isso, é fundamental que todos nós estejamos atentos aos sinais que nos transmitem e, em simultâneo, dar-lhes a autonomia, a confiança e a independência, para que se sintam seguras!

As mudanças e o alterar de rotinas não existem só para crianças/jovens, mas também para os pais e, neste sentido, sugerimos que, com a calma necessária, vão descobrindo o caminho juntos, sempre com a ajuda/apoio dos professores e técnicos!

Envolvam a Escola no vosso processo para que caminhemos juntos, lado a lado!

UM ÓTIMO ANO LETIVO PARA TODOS!

Ana Sofia Pimentel – SPO
Anabela Mendes – SPO
Gabriela Freitas – SPO
Liliana Silva -PIICIE

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Publicado emServiços de Psicologia

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