No âmbito do Programa ERASMUS+, Ação Chave 1 “Mobilidade individual para fins de aprendizagem”, o Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar (CFAE Beira Mar), em consórcio com todas as Unidades Orgânicas suas associadas (Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada dos concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Mira), está a implementar o projeto “School XXI – Overcoming challenges”, o qual prevê 31 mobilidades: 24 em “Job shadowing” e 7 em “Structured Courses/Training Events”.
O objetivo geral deste projeto é contribuir para a formação de professores, tendo em vista a transição para a Escola do Século XXI, através de:
– criação imediata de uma comunidade que envolva todos os participantes na discussão das principais necessidades e na reflexão sobre soluções adaptadas aos novos contextos educativos, através de práticas regulares e consistentes de análise e consequente redação de textos fundamentados em teoria científica e na prática docente;
– formação/preparação de equipas pedagógicas multidisciplinares aptas a, através da promoção da colaboração, trabalhar entre pares para o desenvolvimento e a aplicação de práticas inovadoras na escola, ajustadas às necessidades da sociedade contemporânea; operacionalizar a aprendizagem dos alunos no quadro das competências necessárias para os alunos do século XXI, em todas as escolas do consórcio, nos próximos 3 anos;
– generalização de práticas educacionais inovadoras, segundo uma lógica de disseminação progressiva, por meio de ações de formação ministradas em todas as Escolas do consórcio, nos próximos 3 anos, pelos participantes neste projeto.
Na primeira mobilidade, realizada entre 10 e 17 de novembro, participaram doze docentes da Secção de Formação e Monitorização do CFAE Beira Mar, que se deslocaram à L’Escolaica de Cullera, província de Valência, em Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus+ “The Zero Violence Brave Club: A Successful Intervention to Prevent and Address Bullying in Schools”.
Após o acolhimento da diretora de L’Escolaica de Cullera, Sara Carbonell, os docentes portugueses tiveram a oportunidade de conhecer as dinâmicas das comunidades de aprendizagem.
Participaram em diversas atividades educativas, como “Grupos Interactivos – primaria”, “Tutores Lectores Infantil” e “Lecto-escritura en infantil 3 años”, “Tertulias literarias dialógicas”, uma “Asamblea de delegados y delegadas de convivência”, uma “Tertulia Feminista de un artículo de Diario Feminista”, “Biblioteca tutorizada”, tendo finalizado este tempo de trabalho com um “Espacio de Diálogo” – todas estas atividades regulares são dinamizadas por docentes, crianças da educação pré-escolar, alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, familiares e outros elementos da comunidade.
Do programa constou ainda uma visita à praia e ao castelo de Cullera e ao centro histórico, ao bairro medieval, às Grutas de Colomer e às Cavernas Árabes ou Mouras de Bocairente.
Esta mobilidade visou proporcionar a cada participante o contacto com um sistema de ensino e aprendizagem transformador da educação e da sociedade do século XXI.
Acreditamos e trabalharemos para que as atividades propostas ajudem a atingir os seguintes objetivos:
– criação, em cada Escola, de ferramentas educacionais para resolver problemas em contexto de sala de aula, assim influenciando positivamente os resultados de aprendizagem dos alunos, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar;
– implementação/reforço, em pelo menos 20% das Escolas, de práticas diárias de trabalho colaborativo entre pares, por meio da inserção do mesmo nas horas letivas;
– reforço em pelo menos 10%, do uso, pelos professores, de práticas educacionais inovadoras em sala de aula.